Esquerda.net
O Autoritarismo sob o véu liberal
Está em curso a aprovação de legislação securitária e xenófoba e uma reforma laboral altamente regressiva; ao mesmo tempo que se multiplicam as sugestões de deixar implodir o SNS e a escola pública, cenário ideal para, de seguida, apresentar a privatização como bala de prata.
Massacre de el-Fasher investigado
As Forças de Suporte Rápido entraram na cidade depois de 18 meses de cerco e cometeram as maiores atrocidades. Contamos aqui a história da guerra mais violenta da atualidade, do carniceiro de el-Fasher que se gaba no TikTok de matar 2.000 civis e do seu chefe que traiu o processo revolucionário que se viveu até há pouco no país.
Trump e Musk apelam ao voto contra Zohran Mamdani
Face à vantagem do candidato da esquerda nas sondagens para mayor de Nova Iorque, o Presidente dos EUA e o seu ex-aliado bilionário trocaram o apoio ao candidato republicano pelo apelo ao voto em Andrew Cuomo, o ex-governador que Mamdani derrotou nas primárias Democratas.
Provedora do exército israelita divulgou imagens de tortura e foi presa
Yifat Tomer-Yerushalm admitiu ter passado à imprensa os vídeos dos abusos a um preso palestiniano na base militar de Sde Teiman. Netanyahu diz que é “o ataque mais grave de relações públicas” da história do país.
“Não é aceitável que a ministra apele a sentimentos xenófobos para minorar a tragédia”
Catarina Martins diz que Ana Paula Martins é “a cara da insensibilidade e da incapacidade de resposta” aos problemas da Saúde em Portugal.
Literacia em saúde – o eterno desafio português
Investir na literacia não é apenas uma política de educação; é o mais fundamental dos cuidados de saúde. É a vacina mais eficaz contra a desigualdade e a desinformação. Está na hora de a administrar!
Quase metade de imigrantes recentes em Portugal sobrequalificados para trabalho que fazem
O mais recente relatório da OCDE mostra que muitos dos trabalhadores estrangeiros que chegam ao país têm qualificações superiores mas são remetidos para a economia de baixos em setores como o turismo, a hotelaria e a construção.
O mito do genocídio cristão
Grupos de extrema-direita e pró-Israel têm estado a reenquadrar a insegurança na Nigéria como um extermínio sectário para desviar a atenção da Palestina. Agora é Trump quem ameaça o país por causa disso.
Ativistas raptados, alegações de golpe e principal dirigente da oposição excluído das eleições
No sábado, uma manifestação em Lisboa denunciou o “sequestro” de 13 ativistas que preparavam um protesto contra o regime de Embaló. No mesmo dia, começava uma campanha presidencial marcada pela ausência do PAIGC pela primeira vez desde a independência.
Salazares e salafrários
No dia 24 de outubro, professores e auxiliares de educação, trabalhadores da higiene urbana, profissionais da saúde e muitos, muitos outros fizeram greve. A maioria recebe muito mal e a solução que lhes é dada é aguentar ou emigrar. Foram traídos pelos governos da direita ou do PS, décadas a fio.
É já sexta-feira: Moedas abre as comportas ao Alojamento Local
A moratória ao licenciamento de Alojamento Local em Lisboa termina no dia 7 e o autarca adiou a votação do regulamento que podia travar uma “enxurrada de novos licenciamentos”, denuncia Mariana Mortágua.
Iniciativa para criminalizar práticas discriminatórias reuniu mais de 24 mil assinaturas
A iniciativa dinamizada pelo Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia diz que o recurso a meras contraordenações e o baixo número de condenações, apenas onze em 2022, são a prova da ineficácia do sistema legal e judicial para proteger as vítimas de discriminação.
Da “reengenharia demográfica” aos “estrangeiros na sua própria terra”, o PSD repete o discurso da extrema-direita
O ministro Leitão Amaro, o secretário de Estado Rui Armindo Freitas e o ex-primeiro-ministro Passos Coelho repetiram nos últimos dias alguns chavões conhecidos da extrema-direita internacional. Coube a Montenegro fechar a sequência referindo-se aos “portugueses de ocasião”.
De Kamala Harris a Alexandra Leitão
Posso estar enganado, podemos todos estar enganados, mas olhando para Nova Iorque adivinha-se que o caminho para a esquerda é este: luta de classes na ponta da língua e conflito máximo em todas as frentes.
Um ano depois da tragédia, Mazón finalmente demite-se
O presidente da Generalitat valenciana sai do cargo depois de fustigado pelas famílias das vítimas, de manifestações massivas, de notícias sucessivas sobre a inação do governo regional durante a tempestade e das manipulações grosseiras que usou para se defender.
Ministra desmentida por família da grávida que morreu no Amadora-Sintra
Ana Paula Martins garantiu aos deputados que Umo Cani não tinha tido acompanhamento até dar entrada no hospital com 38 semanas de gravidez. Na verdade, era seguida no centro de saúde desde julho, foi referenciada em agosto para o Amadora-Sintra por “elevado risco obstétrico” e teve ali várias consultas.
“Sem restrições” e um “piscar de olhos” secreto: o acordo de Israel com Google e Amazon
Para garantir o lucrativo contrato do Projecto Nimbus, as gigantes tecnológicas concordaram em desrespeitar os seus próprios termos de serviço e contornar as ordens judiciais, avisando Israel caso um tribunal estrangeiro exigisse os seus dados, revela uma investigação conjunta.
O confronto sino-americano pelo controlo do digital
A reviravolta do Silicon Valley para passar a apoiar Trump é um acontecimento importante na política americana. Uma aliança que só se entende analisando o confronto entre EUA e China pelo controlo do setor digital.
House of Guinness: Classe, imperialismo e a luta nacional irlandesa no palco central
Apesar de ser uma série previsível em muitos aspetos, numa época de crescente nacionalismo, onde a história é distorcida e moldada por quem está no poder para ganho político, é refrescante ver este retrato da história irlandesa e do colonialismo britânico com uma ênfase tão forte na classe e na luta política e nacional.
Ilan Pappé: Da limpeza étnica ao lóbi sionista
Nesta entrevista com o coletivo antissionista Vozes Judaicas por Libertação, Pappé fala de seu trabalho como historiador e do seu primeiro encontro com os arquivos que descrevem a limpeza étnica promovida na Palestina em 1948, assim como da situação política em Israel hoje e sua relação com o genocídio em Gaza.