Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 3 minutos 20 segundos atrás

Amnistia: “Portugal é também país de destino do tráfico de seres humanos”

3 minutos 20 segundos atrás
O diretor-executivo da secção portuguesa da Amnistia Internacional diz que há que dar atenção a outras zonas do  Alentejo litoral e às regiões do Oeste e Lezíria. 50 migrantes foram realojados esta madrugada. SOS Racismo e Observatório da Ordem dos Advogados de Évora lembram que a situação era conhecida de todos.

Ferroviários estão em greve ao trabalho extraordinário

1 hora 3 minutos atrás
O início da greve obrigou a empresa a alterar escalas, provando que “é possível existir uma organização do trabalho digna e justa”, afirma o sindicato. Trabalhadores também exigem valorização dos salários.

Gerações à rasca

2 horas 4 minutos atrás
O que o país alheado da realidade descobriu com os milhares de mortes nos lares não se muda com melhores lares. Muda-se com mudança de muitas coisas na sociedade para que a cidadania e os direitos dos mais velhos sejam o princípio e não a exceção.

Mineiros da Panasqueira continuam greve por aumento salarial

3 horas 4 minutos atrás
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira anunciou que, face “à ausência de respostas” da administração da empresa para o aumento de salários, os trabalhadores das Minas da Panasqueira, na Covilhã, decidiram continuar a sua greve. Notícia do Interior do Avesso.

EUA passam a apoiar o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19

12 horas 11 minutos atrás
Face à crescente pressão internacional e o agravamento da pandemia na Índia e nos países mais pobres, a administração Biden mudou de posição. Os eurodeputados do Bloco já tinham questionado a Comissão Europeia sobre a posição que assumirá na Organização Mundial do Comércio.

Colômbia: Duque recuou na legislação mas avançou na repressão

Qua, 05/05/2021 - 23:37
O presidente colombiano recuou na polémica reforma fiscal mas as manifestações continuaram, exigindo também a retirada do projeto de lei que privatiza a saúde. A repressão causou pelos menos 19 mortos, 800 feridos e há 87 pessoas desaparecidas.

45 mil trabalhadores das escolas estão por vacinar

Qua, 05/05/2021 - 22:37
A Fenprof exige a marcação de outro fim-de-semana de vacinação. Há professores que ameaçam meter baixa se a situação não for resolvida. E há já vários que se queixaram à Provedoria.

“A saúde pública aparece sempre nos momentos difíceis, mas depois rapidamente se esquece”

Qua, 05/05/2021 - 21:34
De acordo com o delegado regional de saúde pública de Lisboa e Vale do Tejo, nesta região com 3,5 milhões de habitantes existem somente 84 médicos desta área. António Carlos da Silva defende que é preciso valorizar esta especialidade, o que não passa exclusivamente pela questão monetária.

“É indigno que a administração do Novo Banco atribua bónus a si própria”

Qua, 05/05/2021 - 20:34
Mariana Mortágua salientou que o banco continua a apresentar prejuízos e a pedir “avultadas injeções de capital” ao Estado, através do fundo de resolução. E apontou que “este bónus não deve ter lugar”.

O legado de Bobby Sands e a Greve da Fome de 1981

Qua, 05/05/2021 - 19:34
Neste 5 de maio assinalam-se os 40 anos da morte de Bobby Sands. A greve da fome de 1981 foi um momento decisivo que definiu o desenrolar dos acontecimentos e o avanço do nacionalismo republicano irlandês. Artigo de Daniel Finn.

Eleições em Madrid: Direita e extrema-direita reforçam maioria

Qua, 05/05/2021 - 18:34
O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Teletrabalho: “Regulação atual é frágil e não protege quem trabalha”

Qua, 05/05/2021 - 17:32
José Soeiro apresentou no Parlamento o projeto do Bloco de Esquerda para conferir maior proteção e direitos aos trabalhadores em teletrabalho e minorar os riscos decorrentes deste regime.

RTP vai deixar de transmitir touradas

Qua, 05/05/2021 - 16:32
O novo contrato de concessão inclui “o respeito pelo bem-estar dos animais” como uma das missões dos conteúdos do canal público de televisão. Grelha para este ano já não prevê exibição de touradas.

Governo terá de ir ao Parlamento explicar fim de apoios a doentes oncológicos

Qua, 05/05/2021 - 16:32
Requerimento do Bloco para a audição da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi aprovado por unanimidade na comissão de Saúde. Moisés Ferreira defende que é “inaceitável desproteger e a desapoiar quem mais precisa”.

Relatório revela violência e tortura nas fronteiras europeias

Qua, 05/05/2021 - 14:30
Um grupo de organizações não governamentais que atua nos Balcãs e Grécia mostra um quadro sombrio da atuação das autoridades nas fronteiras externas europeias.

Conceito de trabalho

Qua, 05/05/2021 - 13:30
A versão clássica e dualista (produtivo/reprodutivo) do conceito de trabalho serve-nos para descrevermos, interpretarmos e transformarmos a realidade ou precisamos de reconfigurar o conceito de trabalho? Conversa com José Nuno Matos, conduzida por Fernando Rosas e Andrea Peniche.  

Professores dizem que o ensino à distância agravou desigualdades entre alunos

Qua, 05/05/2021 - 12:29
O estudo “Perceções dos professores sobre o ensino à distância”, elaborado pela Universidade do Minho, concluiu que os docentes consideram que o ensino à distância agravou as desigualdades entre alunos, tendo sido mais gravosa para quem usufruía de medidas de inclusão educativas.   

Os mamarrachos de S. Vicente

Qua, 05/05/2021 - 11:29
Este governo regional já autorizou mais 622 camas, todas na ilha de São Miguel! Será ganância ou loucura?

Odemira: “Este não é um problema dos imigrantes. É de todos nós”

Qua, 05/05/2021 - 10:29
Alberto Matos, da Solidariedade Imigrante, explicou ao Esquerda.net que a sobre-exploração dos trabalhadores e as condições desumanas em que vivem estão na origem da crise sanitária. E defendeu que a solução não passa por criar guetos, mas sim por garantir habitação digna para todos. Por Mariana Carneiro.

PP vence em Madrid, Pablo Iglesias demite-se

Qua, 05/05/2021 - 00:21
O líder do Podemos anunciou a saída da política, sublinhando que se sente “orgulhoso de ter sido útil ao país e ao partido”. PP precisa do Vox para a maioria absoluta e o Más Madrid ultrapassou o PSOE.

Páginas