Esquerda.net
Catarina quer mudar visão ‘hospitalocêntrica’ na Saúde
Numa visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Catarina Martins defendeu que no debate sobre o acesso à saúde deve ser dada centralidade a outras profissões além dos médicos, como a dos enfermeiros. Sobre o pacote laboral, diz que o Governo está “absolutamente isolado” e por isso tem de recuar.
Esquerda unida contra herdeiros de Pinochet
Jeannette Jara, da Unidade pelo Chile, coligação da esquerda chilena, disputa a Presidência com uma extrema-direita dividida e agressiva, que não rompeu com a herança de Pinochet. Primeira volta das eleições é este domingo.
Presidenciais 2026: todos os debates na tv
Veja aqui o calendário dos 28 frente-a-frente televisivos entre os principais candidatos que decorrem a partir de segunda-feira e até 22 de dezembro.
Obrigatoriamente oportuno
Foi a partir de Junho último que todos ficámos a saber das atrocidades que a PIDE praticou em Moçambique. É obrigatoriamente oportuno arranjar espaço na agenda para este caso. Uma agenda muito preenchida pode ser uma armadilha, virar-se contra o que nos move. Vamos lá então adaptar a agenda.
A História dos vencedores
Não se sabe o futuro, mas podemos ter uma razoável certeza de que, quem quer que venha a escrever a história, o desejo israelita de apagar o próprio nome “palestiniano” dos registos não será alcançado.
Movimento lembra preocupações sobre projeto de mina na Borralha
O Movimento Não às Minas – Montalegre opõe-se à exploração de tungsténio nesta zona por razões ambientais, sociais e de saúde pública.
Sindicatos suspendem denúncia do acordo coletivo por parte da EDP
Recurso ao Conselho Económico e Social para arbitragem suspende a intenção da administração da EDP. Mas só a luta e a unidade na ação em defesa do ACT pode determinar o rumo dos acontecimentos, alerta a Fiequimetal.
“Exigimos o nosso centro de saúde de volta”
Num manifesto, 30 personalidades ligadas à Saúde e à defesa dos serviços públicos acusam a centralização da gestão do acesso da doença aguda na Linha SNS24 de desvirtuar o centro de saúde e o conceito de proximidade no SNS.
Privatização da hemodiálise nos Açores sob suspeita de “ligações familiares”
PSD e Chega impediram a realização das audições propostas pelo Bloco sobre a intenção do Governo Regional de privatizar o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada e a hipótese de vir a ser entregue à empresa do irmão da presidente do hospital.
Vaiapraia: “A liberdade da arte sobrevive precisamente por não estar ao serviço de nada”
Em entrevista ao Esquerda.net, o artista e fundador da banda conta-nos sobre o percurso do grupo, o seu último álbum, e reflete acerca da intersecção entre arte e política.
Governo em guerra contra quem trabalha
A chamada “Agenda XX!”, que prevê a revisão do Código do Trabalho, ameaça reverter conquistas alcançadas ao longo de mais de meio século de Democracia. Defender os direitos laborais é defender a própria Democracia.
GAT alerta para surto de mpox e regresso da hepatite A a Lisboa
O Grupo de Ativistas em Tratamentos apela à imunização contra doença grave provocada pelo vírus mpox e exige acesso equitativo e gratuito à vacina contra a hepatite A.
Os arquivos Epstein podem vir a afundar Donald Trump
Novos e-mails mostram que Trump sabia do tráfico de Epstein. Por mais repugnante que seja, isso não deveria ser surpresa.
Noruega suspende recomendações éticas para investimentos do fundo soberano
Poucos meses depois do anúncio da saída do capital de empresas ligadas ao genocídio de Gaza, o ministro das Finanças e ex-secretário-geral da NATO diz que aplicar critérios éticos aos investimentos “contradiz a intenção do fundo”.
“O Movimento propôs mudança e respeito pelos munícipes do Montijo”
As eleições autárquicas no Montijo puseram fim a 28 anos de governação do PS. O deputado municipal Cipriano Pisco integrou o Movimento Montijo Visão e Coração e falou ao Esquerda.net sobre o significado da vitória.
Catarina Martins questiona Comissão Europeia sobre megaprojeto da BP na Beira Baixa
A eurodeputada alerta para a falta de transparência e o impacto ambiental da instalação de 425 mil painéis solares em zonas protegidas do distrito de Castelo Branco.
“Olha filho, era uma sardinha para cinco”
O que havia antes de Abril não era glória – era miséria organizada. E é preciso dizê-lo sem medo. Porque há quem queira transformar a fome em nostalgia e a repressão em exemplo. E quem hoje pede o regresso do ditador não quer o país de pé. Quer o país de joelhos perante ele.
50 anos depois: revolução portuguesa e transição espanhola
Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2025 pelo historiador Manuel Loff.
Frente Comum diz que o Governo “está a comprar conflito social”
Após uma ronda negocial sem novas propostas e que bateu "um recorde de brevidade”, a Frente Comum acusou o Governo de “farsa negocial”.