Esquerda.net
Miroirs Nº 3: A mulher que viveu duas vezes
Neste seu último filme, Cristian Petzold parece despojar o seu cinema ao máximo, deixando-nos (quase) apenas o que podemos chamar de um esboço, um rascunho de filme. Em todo o caso, com tudo lá dentro.
O que é que a Gronelândia tem? Um geólogo explica
A concentração de riqueza em recursos naturais da Gronelândia está ligada à sua história geológica extremamente variada ao longo dos últimos 4 mil milhões de anos.
A mudança de regime perfeita
O que Trump procura executar hoje, com a colaboração entusiástica dos irmãos Delcy e Jorge Rodríguez — nova presidente encarregada da República e presidente da Assembleia Nacional, respetivamente — não é uma libertação: é uma apropriação neocolonial.
O perigo do voto antecipadamente rendido
A primeira volta não serve para fazer contas com base no medo. Serve para afirmar projetos, para mostrar que existem caminhos diferentes, para dizer que não aceitamos que o debate político seja reduzido a insulto versus simpatia televisiva.
Isabel Moreira: “Eu não dispenso nem empresto o meu voto”
A deputada socialista Isabel Moreira enviou uma mensagem de apoio a Catarina Martins. lida no almoço de campanha deste sábado em Lisboa. Leia aqui o texto completo.
Laboratório Mulheres e Saúde | Catarina Contigo
Com Catarina Martins, Cristina Mesquita de Oliveira (Presidente da Associação Portuguesa de Menopausa) e Ana Coucello (Fundadora da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres)
Em Espanha, tímidos avanços ignorados pelos dirigentes belgas e europeus
Nesta entrevista, o cientista político e historiador belga Eric Tousaint põe em contraste as políticas económicas do governo do seu país e as que tem praticado o governo espanhol.
Catarina conta com “a força da esquerda com coragem para decidir”
Num almoço com centenas de apoiantes em Lisboa, Catarina criticou os candidatos que trouxeram um "Montenegrómetro" para a campanha e apelou ao voto “pela esperança de quem trabalha, por quem faz este país”.
Trump e a gangsterização do imperialismo
O presidente dos Estados Unidos da América age como um gangster dos anos 50, usa os mesmos esquemas para obter o que quer e aplica o seu próprio tipo de imperialismo gangsterizado.
Cristina Branco n'Os Cantos da Casa
Cristina Branco ― Mulheres de Abril, 2025.
César Prata ― Folclore vulgar, 2025.
José Cid ― Camões, as descobertas... e nós, 1992.
Storm Factory ― Storm Factory, 2022.
Rui Reininho & Orquestra Jazz de Matosinhos, 2025.
Edição nº467, de 10 de Janeiro de 2026
Um livro duríssimo: “Inyenzi ou As Baratas”, de Scholastique Mukasonga
Este livro é um relato de uma sobrevivente do genocídio do Ruanda. Tal como os nazis achavam que os judeus eram untermensch (infra-humanos), os sionistas acham que os palestinianos não são gente, os hútus consideravam os tútsis baratas (inyenzi), uma etnia que tinha de ser esmagada.
“Santana Lopes apoia Seguro? Ainda bem que há esquerda nesta campanha”
Questionada sobre o encontro marcado por elogios mútuos entre Santana Lopes e António José Seguro, Catarina Martins registou “a diferença entre o campo político que eu represento” e o do ex-primeiro-ministro demitido por Jorge Sampaio.
O que diz a nova estratégia da política internacional dos EUA
Se não for possível reverter a política enunciada por Trump, a humanidade só tem duas opções: ou morrer na próxima Terceira Guerra Mundial ou morrer num mundo apocalíptico de autodestruição das bases físicas da existência humana.
O legado trans e LGBTQIA+ na cultura visual contemporânea
Vivemos num tempo em que a estética dissidente é celebrada, mas as vidas dissidentes são negociáveis. Aplaudem-se corpos não normativos quando são despolitizados, estilizados e tornados seguros para consumo. O problema nunca foi a estética, foi sempre a violência que recai sobre quem a vive e não apenas a exibe.
“Presidente deve chamar Montenegro e dizer que tem de mudar a ministra e a política”
Catarina Martins diz que ao contrário de outros candidatos “não ficaria à espera de tomar chá uma quinta-feira em março com o primeiro-ministro” e exige mudanças imediatas na Saúde.
No INEM de Coimbra, Pureza acusou Montenegro de “irresponsabilidade” pela falta de meios
O coordenador do Bloco visitou o INEM de Coimbra e afirmou que em vez de dar garantias de segurança às pessoas, Luís Montenegro “só está a tentar pôr-se bem na fotografia”.
Para os candidatos da direita, “os meios justificam os fins” de Trump na Venezuela
No comício de quinta-feira na Baixa da Banheira, Catarina Martins acusou os candidatos da direita de terem a mesma posição de Ventura, que “defende apenas a voz do dono” Donald Trump.
O ICE matou uma mulher a tiro — e a seguir mentiu sobre o que aconteceu
A morte de Renee Good não foi um acidente nem legítima defesa. Foi o resultado previsível de uma força de deportação militarizada a operar com impunidade nas ruas dos Estados Unidos da América.
“O experimentalismo irresponsável na Saúde não pode continuar”
Catarina Martins esteve com os bombeiros da Moita e prometeu fazer tudo “para parar estes cortes e o experimentalismo do Governo” que está a custar vidas.
Montenegro insiste em “políticas de baliza aberta para a especulação imobiliária”
No debate parlamentar com o primeiro-ministro, Fabian Figueiredo desafiou o Governo a seguir as recomendações da Comissão Europeia e da OCDE para travar a crise da habitação.